Como eu faço para aprender élfico?

Uma pergunta que eu recebi por e-mail. Segue a minha resposta:
Depende se você sabe falar inglês ou não.

Se souber, então http://people.uib.no/hnohf/ sempre tem a mais recente versão do Curso de Quenya (a língua mais desenvolvida por Tolkien) e http://www.phy.duke.edu/~trenk/elvish/ tem a versão mais recente do Curso de Sindarin (a segunda língua mais desenvolvida por Tolkien).

Se não souber, a versão atual do Curso de Quenya traduzida para o português pode ser baixada em http://www.ardalambion.com.br. Já a versão mais atualizada do Curso de Sindarin traduzida para o português só está disponível em forma de livro, distribuída pela editora Arte&Letra. Uma versão mais antiga desse curso está disponível também em http://www.ardalambion.com.br.

Uma versão atualizada do Curso de Quenya vai ser publicada pela Arte&Letra ainda neste ano. A do site provavelmente não vai ser atualizada.

9 comentários sobre “Como eu faço para aprender élfico?

  1. Agradeço muito, meu caro, pelas informações sobre a lingua élfica. São 2:13 da manhã, acabei de ler uma parte de As Duas Torres e me bateu um grande desejo de saber mais sobre essa lingua.
    Agradeço sinceramte.

  2. é realmente interessante achei muita coisa em portugues pra estudar, mas o que me deixa ainda voando são as escritas! as grafias elficas são extremamente complexas! veja bem o exeplo. 

    “Tengwar” é um alfabeto. e “Sindarin” e “Quenya” são linguas elficas totalmente diferentes! ou seja “Amor” em “Sindarin” jamais se escreverá igual a “Amor” na linguagem “Quenya” isso ficou claro depois de ler um kilo de informação! rs… mas não é essa minha duvida! a minha duvida é; como que pode as pessoas escreverem coisas em “Tengwar” se “Tengwar” é apenas um alfabeto???? ‘-‘ pois pensem só, se “tengwar” é apenas um alfabeto sem lingua, ele não tem forma! são apenas letras sem pronuncia! então não tem como escrever uma palavra, ou fraze só com um monte de letras! tem que ter uma lingua! se não vira apenas um monte de rabisco sem sentido ou pronuncia! ajuda ai!!!! tira essa duvida por favor. ‘-‘

    1. Neto, nem sempre as pessoas se expressam corretamente, por ignorância. Isso é uma infeliz parte do meu dia a dia a 5 anos e meio, desde que fundei o site.

      Quando alguém me pede para “escrever em Tengwar”, elas geralmente nem sabem que existem línguas. Eu compreendo que elas não sabem e nem se importam em saber, e simplesmente transcrevo os caracteres em português, inglês, ou seja lá o que eles me deram para trabalhar em cima.

  3. Excelente o seu site, consegui os materiais de estudo (ainda bem que tenho inglês razoável) e agora vou embarcar nessa jornada para aprender Quenya! Muito obrigado pelas informações.

  4. Olá,

    Rodrigo onde posso achar material para estudar sobre estás liguagens traduzidas de preferencia, pois em ingles embora seja bom, cansa! E os links ali em cimas estão desativados no site que direciona.

    Onde posso aprender a linguagem elfica?

Deixe uma resposta