Anunciando o #tolkien no Jaiku

Venho apresentar a vocês o canal #tolkien no Jaiku, um site onde podemos dividir novidades encontradas tolkienianas.

Como entrar

Primeiro, é necessário fazer o cadastro. As informações são básicas: nome, sobrenome, apelido, e-mail, senha e a verificação da senha.

Depois, você entra no canal #tolkien e clica em +Join #tolkien. E é isso! Você está cadastrado no canal #tolkien!

Como Usar

O sistema do Jaiku é robusto, ágil e simples: Escreva uma mensagem de no máximo 140 caracteres e clique em "Post". Pronto! Sua mensagem é enviada e seus contatos a receberão nas suas respectivas páginas do Jaiku.

Para enviar uma mensagem para um canal no Jaiku, é simples também: Da sua página principal no Jaiku, escreva #tolkien e em seguida sua mensagem. Todos os usuários inscritos no canal receberão a mensagem. Alternativamente, você pode entrar na página do canal #tolkien e só escrever sua mensagem.

Compartilhando Novidades

Além da troca de mensagens entre usuários, o Jaiku permite que você adicione uma lista de sites favoritos ao seu canal. O sistema do Jaiku pega as novidades desses sites, blogs, etc. e os apresenta como se fossem mensagens enviadas ao canal. Isso torna o Jaiku um dos sistemas mais úteis para pessoas em busca de notícias sobre um assunto.

No #tolkien, adicionei já as seguintes fontes de novidade relacionadas com nosso meio:

  • Valinor
  • Dúvendor
  • Tolkien e o Élfico (claro 😉 )
  • Google News (Inglês e Português)
  • Technorati (especializado em blogs: Português e Inglês)
  • rec.arts.books.tolkien (lista de discussão da Usenet sobre o Professor)
  • Tolkien Gateway News (Inglês)
  • Tolkien Library (Inglês)

Ao longo do tempo é possível aumentar o número de sites observados, mas essas já são algumas das principais fontes de informação sobre Tolkien disponíveis na internet (o suficiente para deixar webmasters e fãs mais assíduos informados). Além disso, o propósito do canal é exatamente encontrar novidades e artigos interessantes, dividindo com outros fãs.

Sobre o Jaiku

O Jaiku é um site criado pelos finlandeses Jyri Engeström e Petteri Koponen. O objetivo principal, segundo os autores, é aproximar as pessoas e permitir a elas que compartilhem sua presença. "Para nós, a presença é as coisas do dia-a-dia enquanto elas acontecem — o que você está fazendo, como você está se sentindo, onde você está indo."

Nota pessoal

O conceito do Jaiku é o de "microblogagem": É um blog, mas com mensagens rápidas e sucintas. Leva-se 20 segundos para se escrever um Jaiku bem completo, enquanto pode-se levar horas para se escrever um post bom em um blog tradicional.

Da mesma forma como era o Orkut quando foi lançado, o Jaiku é sub-utilizado em seu potencial. Não é substituto para os fóruns de nossas comunidades: é um auxílio, permitindo aos usuários trazer à tona o que é atual nas nossas comunidades também.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.