Isadora, Ana, Ryan, Júlia, Vanusa

Mais um pacote de nomes pedidos durante o AnimeXtreme 2008:

  • Isadora: vem de Isidora, “presente de Isis”. A deusa Isis não existe nas histórias de Tolkien, o que torna uma tradução concreta impossível.
  • Ana: significa “favor, graça” em hebráico. Em Q. Eruanna e em S. Eruann (o mais literal seria Eruant).
  • Ryan: significa “pequeno rei”. Em Q. Arancë. Em S. eu não posso dar muita certeza, mas pelos exemplos eu apostaria em Arig ou Aranig.
  • Júlia: seu nome é o feminino de “Júlio”, e o significado é muito controverso. Para mais detalhes do significado e o porquê por trás das opções, veja meu comentário na Valinor aqui. Uma vez lido, as possibilidades de tradução seriam Q. Fangamussë com S. Moevang; o Q. Iluvatariel; ou o Q. Manwendilmë.
  • Vanusa: Eu não achei uma fonte 100% confiável sobre o seu nome. O Portal Brasil (que não é um site sobre lingüística) tem Vanusa como derivado de Vânia, que significaria “esperança”. Contudo, um site confiável, a Behind The Name, lista o russo Vanya como vindo de Ivana, que por sua vez é o fem. de Ivan, que é o russo de João. Considerando que seu nome possa ser um cognato de Joana, dê uma olhada aqui neste link para ler seu possível nome.

Vou tentar postar mais nomes no final do meu expediente ou de casa, quando chegar lá.

5 comentários sobre “Isadora, Ana, Ryan, Júlia, Vanusa

  1. ai cara. parabens por tudo que vc tem feito neste site.
    infelizmente só tenho tempo para ler os livros e estudar tão a fundo isso não conseguiria por causa do trabalho.
    logo gostaria de te pedir um favor.
    to pensando em colocar na minha aliança de casamento a frase “juntos por amor em nome de Deus” tem como vc me enviar um arquivo para eu mostrar ou Ourives?
    Fico muito grato por sua ajuda.
    saulot_noronhaf@hotmail.com

Deixe uma resposta